Escolha do Consumidor chega a Angola

A Escolha do Consumidor, sistema de avaliação de marcas líder em Portugal, ampliou a sua presença com a entrada nos mercados de Angola e Moçambique no inicio do passado mês de Outubro de 2023. A promessa é criar mais credibilidade e transparência aos consumidores dos países.

escolha do consumidor em angola agrogenea

O que é a Escolha do Consumidor?

Segundo a própria, a Escolha do Consumidor pertence à empresa ConsumerChoice e é “um sistema de avaliação e classificação de marcas com base na satisfação e aceitação que geram junto dos consumidores, com o único objetivo de determinar o grau de satisfação e aceitabilidade dos consumidores em relação a um produto ou serviço, ajudando-os a fazer uma compra consciente”.

Além de Portugal e Espanha, a ConsumerChoice está presente na Polónia e na Roménia, por meio de parcerias de franchising, e na Alemanha e na Áustria, com projetos implementados pelo sócio alemão Consumer Guidance Group GmbH.

O que faz a Escolha do Consumidor?

O sistema de avaliação da Escolha do Consumidor desenvolve ferramentas que permitem ao cliente manifestar-se, avaliar as marcas e enaltecer as que mais gostam. Intensifica e promove a presença das marcas, produtos e serviços no mercado, fornecendo dados para aprimorar constantemente o seu desempenho segundo a perceção de quem compra. No fundo, não é mais do que a própria voz do consumidor.

Como será feita a avaliação da Escolha do Consumidor em Angola?

A Escolha do Consumidor em Angola será feita através de análises independentes e estatisticamente significativas, com consumidores reais. Os métodos de avaliação utilizados são ajustados à respetiva categoria em análise. São destacadas as marcas, produtos ou serviços que apresentam o nível mais elevado de satisfação e aceitabilidade na categoria:

1. Identificação

Identificação dos atributos quando pensam sobre sua relação com a categoria em questão.

2. Classificação

Classificação de importância dos atributos identificados como mais valorizados.

3. Avaliação

Avaliação da experiência com as marcas dentro da categoria, avaliando-as e pontuando-as.

Existe um procedimento claro: definição de categorias e atributos valorizados pelos consumidores; validação desses atributos pelas marcas e avaliação final dos consumidores numa escala de 0 a 10. No final, a Escolha do Consumidor será a marca que teve a melhor classificação nestes pontos.

Estes resultados são partilhados tanto com os consumidores como com as próprias marcas com a intenção de criar oportunidades de melhoria e comparação com a concorrência.

O que é que a Escolha do Consumidor implica?

Segundo José Borralho, CEO da ConsumerChoice, “através do sistema Escolha do Consumidor, Angola e Moçambique são os primeiros mercados em África a ter possibilidade de acompanhar as tendências de consumo e o desenvolvimento dos consumidores, permitindo às marcas uma informação mais precisa e detalhada sobre os seus mercados. A aposta no mercado africano é uma consequência da procura por este tipo de soluções.”

As marcas que têm o selo de Escolha do Consumidor têm experimentado aumentos de notoriedade (98%), credibilidade (45%) e transparência (47%) e têm visto um crescimento entre 5% a 20%. Já para os consumidores torna-se mais fácil a tomada de decisão quando o que procuram é qualidade.

A chegada da Escolha do Consumidor a Angola e Moçambique representa uma oportunidade única para o desenvolvimento do mercado pois permite a criação de padrões mais elevados às empresas bem como perceber a real satisfação dos consumidores. Isto permite responder à necessidade de emponderar tanto consumidores a serem mais exigentes como marcas a evoluirem. É uma forma de desenvolvimento da qualidade, transparência, credibilidade e reputação dos produtos ou serviços fornecidos pois os consumidores terão uma ferramenta para avaliar as suas escolhas.

Siga-nos nas nossas Redes Sociais!